sábado, 12 de abril de 2008

Site indica, via GPS, quem está por perto

BRUNO ROMANI
Colaboração para a Folha de S.Paulo, em Las Vegas

No futuro o "Big Brother" estará no bolso de cada cidadão comum. A CTIA Wireless 2008, principal feira e congresso de telecomunicações voltado à mobilidade do mercado norte-americano, confirmou a tendência da popularização de produtos com a tecnologia GPS (sistema de posicionamento global por satélites).

E muitos desses equipamentos poderão mostrar onde você, seus parentes, seus amigos ou até o bichinho de estimação estão.

Um dos expoentes desse mundo é a Loopt. A comunidade on-line (loopt.com) permite que se saiba onde as pessoas de sua lista de contatos se encontram. Para isso, ambos precisam ser assinantes do serviço, que custa US$ 2,99, e autorizar o monitoramento.

Porém, preocupações relacionadas à segurança e à perda de privacidade foram levantadas quando milhares de pessoas nos EUA começaram a assinar o serviço.

Para proteger a privacidade, a Loopt permite desligar o monitoramento quando quiser. Mais: o usuário poderá colocar uma falsa localização e assim enganar os amigos --ou o chefe.

O serviço da empresa se integrou à rede social Facebook, permitindo que os membros do site também visualizem a posição global do usuário.

E ainda assim, a Loopt não acredita na perda da privacidade. O argumento de Chris Clark, diretor de atendimento ao consumidor, é que o Facebook oferece obstáculos o suficiente para que o usuário se proteja.

O Brasil ainda está fora dessa: representantes disseram ter planos de expandir a rede internacionalmente, mas por enquanto o foco é os EUA.

Controle

A eAgency mostrou o Radar, serviço que permite que os pais monitorem as atividades no celular do filho. Por cerca de US$ 10, os pais acompanham se pessoas desconhecidas estão se comunicando com seus filhos.

Cada vez que uma pessoa que não pertence a uma lista pré-autorizada pelos pais entra em contato via celular, e-mail ou mensagem de texto, uma cópia do que foi escrito e falado é enviada automaticamente para o celular e o e-mail dos pais.

E não foram apenas as crianças que ganharam um Big Brother. A PetsMobility, empresa especializada em animais de estimação, apresentou uma coleira que funciona com tecnologia A-GPS para que os cães possam ser seguidos de perto por seus donos.

Com ela, será possível não apenas localizar os animais, mas delimitar um perímetro para eles chamado "cercas geográficas".

Caso o animal saia dessa área, o dono é comunicado. Se, mesmo assim, o animal conseguir se perder, o dono terá como falar com o cachorro usando o celular, que enviará o sinal para a coleira que dispõe de alto-falante e um microfone. Qualquer pessoa que encontrar o animal poderá usar a coleira para responder ao dono. E a coleira é à prova de água.

Fonte

Sem comentários: